segunda-feira, 18 de maio de 2009

os campeões são assim



Roger Federer

















A memória das pessoas é muito curta e os mesmos que o louvaram ontem são os mesmos que hoje louvam Rafael Nadal, um verdadeiro “animal” que tem cilindrado tudo e todos à sua passagem.

Os mesmos que ontem consideravam Federer o melhor tenista de sempre são os mesmos que hoje o olham com um desdém paternalista como quem olha para um idoso saudoso dos seus feitos. Esquecem-se porém que Federer é um campeão. E os campeões são assim. Nunca baixam a cabeça à passagem de ninguém, nunca desistem, acreditam sempre em si mesmos. Ou então vão a Madrid, Espanha, ganhar um Torneio Série Masters 1000 por duplo 6-4, contra Rafael Nadal, em terra batida.

Federer voltou a ganhar um torneio importante, impedindo Nadal de ganhar todos os torneios Master em terra batida na mesma época (depois de Montecarlo, Barcelona e Roma), algo que até á data ninguém conseguiu.

É um facto que tem estado longe das luzes da ribalta mas o que deve estar mesmo a causar urticária a muita gente será o pormenor de ter sido no seu piso menos profícuo, a terra batida, e contra o Deus actual para a maioria (a tal que tem memória curta): Rafael Nadal.

Nadal volta a perder uma partida em terra batida 33 partidas depois e, mais importante ainda, perdeu-a contra o seu único grande rival no torneio que serve de antecâmara a Roland Garros, único torneio do Grand Slam que Federer ainda não ganhou.

Acredito que o mais importante para Federer, e o que mais prazer lhe terá dado, terá mesmo sido saber que o “velho” Federer está de volta.

Ele sempre soube que voltaria. As pessoas é que pensaram que ele já tinha partido. As mesmas que dantes o louvavam, as mesmas que o voltarão a louvar. Mas ele sabe que não precisa delas. Só precisa daquilo que tem dentro de si.


È bom ter-te de volta Campeão.

Hei-de sempre preferir o talento à força…



2 comentários:

  1. Não nos podemos esquecer que o Rafael Nadal esteve no dia anterior ao jogo com o Roger Federer, numa meia final desgastante contra Novak Djokovic em quase 3 horas de excelente ténis.
    O Nadal é e sempre será o melhor jogador em terra batida que alguma vez alguém poderá ver.

    ResponderEliminar
  2. Sim, sem dúvida. Será talvez o melhor jogador de terra batida de sempre. Mas um bom jogador mede-se, também, pela sua versatilidade. E nisso Federer tem mostrado ao longo dos anos que é o melhor. Pela sua versatilidade não só na competência que mostra em qualquer tipo de piso mas também pela diferenciação ao nível técnico que lhe permite uma gama de gestos técnicos nunca vista na história.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails