sexta-feira, 1 de maio de 2009

o dia em que fiquei estático a olhar para a televisão



Ayrton Senna




















O dia 1 de Maio de 1994 estava para ser um domingo normal, como qualquer outro domingo. E ainda por cima havia Fórmula 1. E naquela altura Fórmula 1 era Fórmula 1: Senna, Hill, Hakkinen, Shumacher...

O Grande Prémio de San Marino de 1994 é lembrado por ter sido um dos momentos mais trágicos do automobilismo. A partir desse grande prémio a Fórmula Um sofreu muitas modificações com o objectivo de aumentar a segurança tanto dos pilotos quanto dos espectadores.

Durante os treinos da sexta-feira o piloto brasileiro Rubens Barrichello, num Jordan-Hart, sofre um forte acidente que o leva a ser hospitalizado, impedindo-o de disputar a corrida de domingo. No sábado, o austríaco Roland Ratzenberger, num Simtek-Ford, também sofre um acidente, desta vez fatal.

No domingo, pela terceira vez nas três primeiras corridas do ano, Ayrton Senna largava na pole position, seguido do alemão Michael Schumacher, Benetton-Ford, segundo na grelha de partida. De manhã, durante o habitual briefing dos pilotos, Senna faz duras críticas à pista. Estava contrariado com a ausência de Rubens Barrichello na corrida, causada pelo forte acidente de sexta-feira, e ainda chocado com a tragédia que matou Ratzenberger no sábado. Mesmo assim, levou consigo uma bandeira da Áustria com a qual ele homenagearia Ratzenberger caso vencesse.

Logo na largada, o português Pedro Lamy num Lotus Mugen-Honda que largou na 22ª posição, não percebeu e acertou em cheio a traseira do Benetton-Ford do finlandês J.J.Lehto que ficou parado na sua 5ª posição.

O safety-car entra na pista para que os carros mantenham a posição, enquanto os fiscais retiram os destroços dos carros batidos e limpam a pista que ficou inundada de óleo.

Na 5ª volta, o safety-car vai para as boxes e recomeça a corrida. Senna larga bem, mantém a dianteira e vai se distanciando de Schumacher. Na 7ª volta, a direcção do seu Williams-Renault não obedece ao seu comando e vai directo contra o muro da curva Tamburello. O piloto brasileiro é atendido pelos médicos locais da pista. Porém, pela gravidade do embate, Senna é levado ao Hospital Maggiore de Bolonha. A notícia do falecimento aconteceu às 18 horas e 40 minutos, hora de Itália.

Terminava a vida de um dos maiores pilotos, senão o maior da história do automobilismo mundial.

E hoje faz 15 anos…

Estava para ser um domingo normal… Como qualquer outro domingo.




Mas não foi...

1 comentário:

  1. (...)

    Lembro-me perfeitamente desse Domingo!!!
    A partir desse domingo, a F1 acabou para mim! !


    :|||

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