terça-feira, 28 de abril de 2009

gripe suína



Gripe Suína



















Segundo o director da Unidade de Patogénese Viral do Instituto de Medicina Molecular IMM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Pedro Simas, uma pandemia a nível planetário de gripe suína é “inevitável”, “incontornável” e “mais cedo ou mais tarde vai afectar toda a gente”.

Porém, como nem tudo são más noticias, segundo o mesmo responsável, a existência dum vírus do mesmo subtipo na espécie humana, que fez com que passassem a existir dois subtipos do vírus nos humanos (um de estirpe humana e outro de estirpe suína), confere-lhe maior protecção e permitirá a produção duma vacina nos próximos meses.

O vírus da Gripe Suína é um vírus de tipo A cujo subtipo H1N1 saltou a barreira da espécie e passou do porco para o homem devido a uma mutação genética para a qual ainda não há explicação.

Aparentemente por este subtipo já se encontrar nos humanos, sendo o vírus do mesmo tipo, apesar de uma estirpe diferente, estaremos antigenicamente melhor preparados.

Por outro lado, a tendência evolutiva não será o vírus sofrer mutações e tornar-se mais virulento, mas o contrário, já que há medida que for passando de pessoa para pessoa tornar-se-á menos perigoso.





Entretanto, as últimas notícias confirmam que a gripe suína continua a propagar-se: Israel confirmou hoje o seu primeiro caso, depois de anunciados casos verificados no México, no Canadá, Coreia do Sul, Escócia, Espanha (fechem as fronteiras…), Estados Unidos, França, Israel, Nova Zelândia e Reino Unido.

Com Israel passam a ser dez os países com casos diagnosticados.

Esta propagação levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a elevar o nível de alerta (para o nível 4, sendo o máximo 6) e a advertir que nenhum país está livre da ameaça da gripe suína.

Até á data já se registaram 152 mortes, todas no México, das quais nem todas são casos confirmados de gripe suína. Alarmante será também as 1.995 pessoas que no México contraíram pneumonia estando por confirmar, também, se por infecção de gripe suína.

Em todos os restantes países, dos casos diagnosticados nenhum foi, até à data, mortal.

"Numa época em que as pessoas viajam pelo mundo, muito rapidamente, de avião, não há qualquer região onde o vírus não possa chegar", alertou, em Genebra, o vice-presidente da OMS, Keiji Fukuda.

Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, advertiu que o vírus “poderá causar nova pandemia”.

Em Portugal, apesar das duas jovens portuguesas que na chegada Portugal apresentavam sintomas de gripe, após férias no México e que no regresso ficaram mais de seis horas no aeroporto da capital mexicana, continua tudo bem e não há motivo para alarme, segundo os responsáveis.
..

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails